“Toda mudança positiva - todo salto para um nível maior de energia e consciência - envolve um ritual de passagem. A cada subida para um degrau mais alto na escada da evolução pessoal, devemos atravessar um período de desconforto, de iniciação. Eu nunca conheci uma exceção.”
Dan Millman
Ritual é o conjunto de práticas consagradas por tradições, é uma cerimônia através da qual se atribuem valores ou poderes inerentes à maneira de agir, aos gestos, às fórmulas e aos símbolos usados, com o objetivo de produzir determinados efeitos ou resultados.
Os rituais podem ser entendidos como uma metodologia teórica e prática cujo objetivo seja o desenvolvimento integral das faculdades espirituais do ser, proporcionando domínio sobre si mesmo.
Desde a antiguidade, os rituais facilitam a interação entre o ser humano e os aspectos ocultos da natureza, do universo e da divindade. Havendo um roteiro com começo, meio e fim, além de propósito claro e objetivo, um ritual pode ser simples e extremamente efetivo!
Por outro lado, rituais mais elaborados com preparo antecipado (limpeza energética, incluindo cuidados com a alimentação, por exemplo, além de vestimenta mais apropriada, como tecidos mais naturais, com cores relacionadas ao propósito, uso de capuz ou capas) podem ser necessários.
No sentido figurado, ritual é uma rotina, aquilo que habitualmente se pratica, é uma etiqueta, uma regra, um estilo usado no trato entre as pessoas.
Aqui na Thoth Elemento Humano nós seguimos o fluxo inspirado pelas esferas de luz, através de nossa Egrégora Espiritual, para determinarmos o melhor formato para cada ritual proposto.
Somos seres gregários e comunitários e quando nos reunimos em grupo, em círculo, para partilharmos algo em comum, nos vem a memória de unidade e de pertencimento. Isso produz força, acolhimento e nutrição a partir de nossa alma. Há uma perfeita consagração com o espírito de luz que somos, propiciando troca de elevada e intensa energia, focalizada numa genuína intenção.